Polícia Civil ameaça iniciar greve na véspera do carnaval


Wagner Lopes – Repórter (Tribuna do Norte)

Uma assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (25) pelo Sindicato dos POliciais Civis (Sinpol/RN) resultou em duas importantes decisões. A primeira é a de que a categoria irá aguardar uma reunião marcada pelo governo estadual para o próximo dia 28, quando deverão ser apresentadas as ações que o estado vem tomando para atender à pauta de reivindicações. A outra foi estabelecer o dia 8 de fevereiro como data final para o cumprimento das medidas exigidas pelos policiais, caso contrário uma greve pode ser iniciada às vésperas do carnaval.

“Vamos aguardar a reunião do dia 28 e já temos uma assembleia marcada para o dia 29. Agora, independente dessa reunião, ficou acertado que o prazo máximo para que atendam as reivindicações é o dia 8 de fevereiro, tanto que já temos outra assembleia marcada para o dia 9 e poderemos, sim, dar início a uma greve, se a pauta não for atendida”, adverte a presidente do Sinpol/RN, Vilma Marinho.

Entre as reivindicações da categoria, a principal continua a ser a retirada dos presos das delegacias. O Governo do Estado prometeu, no fim de 2009, que imóveis seriam alugados para acomodar os presos provisórios que lotam as carceragens de diversas DPs no Rio Grande do Norte.

Algumas delegacias foram transformadas em centros de detenção, como medida emergencial, mas nenhum novo prédio foi alugado. “Aceitamos a na época (transformar DPs em centros de detenção) porque não se podia alugar um imóvel do dia para a noite, mas agora já faz mais de um mês e continua na mesma”, critica Vilma Marinho.

O Sindicato exige ainda aumento do efetivo, com a convocação dos aprovados no último concurso; uma reforma no Plano de Cargos da categoria, o que resultaria em melhoria salarial para os policiais; além da aprovação dos projetos de lei que garantem autonomia financeira à corporação e criam um fundo de reestruturação da Polícia Civil.

    • fabio montanha
    • January 25th, 2010

    Segue o diálogo travado na Sesed

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: